Algumas passagens do antigo testamento que
profetizavam a primeira e a segunda vinda do Messias mencionavam que “Jeová”
haveria de vir “preparai o caminho de
JEOVÁ e endireitai veredas no ermo ao nosso Deus” Isaías 40:3-5 “Então, virá JEOVÁ, meu Deus, e todos os
santos, com ele” Zacarias 14:5. Estas duas passagens, do profeta
Isaías e do profeta Zacarias, respectivamente, apontam para o inicio do
ministério do Filho de Deus em que João Batista preparou o caminho de Jeová e
aponta para a segunda vinda de Jesus onde é dito que “Jeová” virá com todos os
Santos. Vale lembrar que estamos usando o nome de Deus como Jeová aqui por ser
a tradução do tetragrama “YHVH” na Bíblia Brasileira e não que acreditamos ser
esse o nome verdadeiro do Eterno. A verdade é que esta ideia de mencionar
“Jeová” para os eventos que apontam para vinda de Cristo tem levado muitos
teólogos a acreditarem que Jesus é Jeová também.
Para não cairmos
em erros de interpretação temos que entender como Deus interage com seus Filhos
e com suas criaturas. Primeiro, Deus não pode interagir diretamente com os Filhos dos
homens. Ninguém suportaria ver Deus face a face como os Serafins o fazem no céu
“o único que possui imortalidade, que
habita na luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver”
I Timóteo 6:16. Essa é a primeira regra chave. Segundo, Deus só vai
interagir diretamente com a humanidade com a descida da Cidade Santa em que é
dito: “Deus habitará com eles. Eles serão
povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” Apocalipse 21:3.
Então como
entender essas passagens que dizem que “Jeová” esteve conosco antes da descida
da Cidade Santa? Acontece que Deus é espírito e isso quer dizer que ele não
está limitado a lugar ou a tempo. Pode estar sentado em seu trono nas alturas e
ao mesmo tempo falar na boca de um profeta, manifestar-se em uma nuvem de
Glória como fez com Moisés no tabernáculo, ou seja, para Deus habitar entre os
homens e interagir com eles não precisa descer do céu. Veja o exemplo do
santuário, Deus disse que Moisés deveria construir um santuário para ele
habitar no meio do povo Êxodo 25:8. No entanto, a própria Bíblia diz que
Deus não pode habitar em templos terrenos, se Deus não habita em templo
terrenos porque está escrito que ele habitaria?
Isso nos leva a entender que é possível Deus interagir na humanidade e
com a humanidade por seu Espírito (mente) sem precisar deixar seu lugar de
habitação celestial.
Um espírita, por exemplo, fica diante de um corpo conversando, mas a interação não é com o dono do corpo, é com o espírito (demonio) que está nele. Qualquer pessoa que ver esse diálogo sem entender o contexto vai pensar que a interação é com o médium mesmo. Abraão, por exemplo, após receber três homens em sua casa e fazer refeições com eles, conversou cara a cara com um deles que se passou por “Jeová”. Como o Jeová que habita na luz inacessível que homem algum jamais viu e nem pode ver poderia entrar na casa de Abraão e ainda comer carne de boi com ele? “Apareceu Jeová a Abraão nos carvalhais de Manre”, “E Abraão ficou na presença de Jeová” Gênesis 18:1,22. A pessoa que entrou na casa de Abraão e comeu do gado e provou da coalhada e do pão foi o anjo na forma humana, agora quem estava nesse anjo é que era Jeová. Em Juízes 6 diz que o anjo do Senhor apareceu a Gideão, em todo o capítulos faz menção do anjo do Senhor, porém no verso 14 em diante é dito que Jeová mesmo estava falando com Gideão “ Então, se virou Jeová para ele e disse”. Semelhante coisa aconteceu com Jacó que após passar a noite lutando com um anjo exclamou: “Vi Deus face a face” Genesis 32:22-30. Logo, apesar das pessoas estarem diante do anjo do Senhor, e embora pareça, para quem não entende o contexto, que Jeová é o corpo diante do servo de Deus, Jeová é a pessoa que, pelo seu Espírito, usa a boca desses instrumentos, Deus neles.
Um exemplo muito interessante é o da sarça ardente. Em um primeiro momento fala que o anjo de Jeová apareceu em uma sarça ardente. Estevão confirmou que foi o anjo de Jeová que apareceu a Moisés Atos 7:30,35, mas em alguns momentos da interação entre Moisés e o anjo, Deus assume a boca do anjo” Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” Gênesis 3:6. Era Deus realmente que estava falando com Moisés, era Deus realmente que estava ali, só que Deus usando seu anjo como uma espécie de “médim” digamos, pois o corpo que estava diante de Moisés era do anjo do senhor, mas quem falava não.
Então até aqui vimos
que Deus pode interagir com os seres humanos usando seus instrumentos, os
anjos, ou seja, Deus não é o corpo que se apresenta diante das pessoas, mas
Deus é quem está usando esse corpo. Desse modo, fica fácil entender como que
Deus entrou na casa de Abraão, como que Deus brigou com Jacó, como que Deus
falou com Moises, isto é, pelo seu Espírito atuando em seus instrumentos.
Outra coisa
importante é entender que o Jeová que aparecia no antigo testamento era Deus
mesmo, não era Jesus como muitos pensam. As pessoas do antigo testamento não
conheciam a Jesus! Elas não o chamam de Jeová por reconhecerem a pessoa de
Jesus, pelo contrário, os textos dizem que era o anjo de Jeová, Jesus nunca teve natureza de
anjo!
Do mesmo jeito que
Deus desceu a terra, indiretamente, usando esses instrumentos, os anjos, Deus
fez usando seu Filho amado: Jesus Cristo. O próprio Messias disse que o Pai
estava nele. Disse também que o Consolador (Espírito do Pai) esteve diante dos
discípulos o tempo todo, isto é, durante o ministério de Jesus, quem estava
curando e fazendo milagres, aconselhando as pessoas, perdoando os pecados, era
o Pai no Filho “não crês que eu estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim
mesmo, mas o Pai que permanece em mim, faz as obras” João 14:10. "...Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação 2 Coríntios 5:19.
Por isso que o
profeta Isaías diz que era Jeová quem viria na primeira vinda de Cristo. Por
isso que o profeta Zacarias diz também que Jeová voltará quando o Messias
retornar. Não se pode confundir, o Filho de Deus é um templo que carrega seu Pai. Diferenciar o vaso do azeite ou o conteúdo do recipiente é a chave para entender esse tema.
Infelizmente a teologia está enferma, não entendem esse principio básico da palavra de Deus. Não conseguem entender as formas que Deus interage com seus servos e consequentemente criam doutrinas absurdas, tremendas aberrações do ponto de vista teológico. Dizer que o Filho de Jeová também é Jeová é LOUCURA TOTAL, GARDENAL NELES!
Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança: Genesis 1-26/3.22.Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal;11.7:Eia,desçamos e confundamos ali sua língua/18.1e9/judasv.4/ap.1.7e8;17.cap.22.12;13;14;15e16/João1.1;2;3;14/cap.8.v.19 ir por aí vai...
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