segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DOM DE LÍNGUAS: É O LABASHURIA?


Você já viu alguns irmãos pentecostais falando uma língua muito estranha no culto?  Pois é, esse fenômeno é chamado de "dom de língua" ou como dizem outros "falar em mistério.” Para eles a língua falada nessas manifestações é uma língua que não existe em nenhum lugar do planeta terra. Um idioma totalmente desconhecido dos filhos dos homens. Nessas igrejas o ato de falar em línguas demonstra a atuação direta do Espírito de Deus. Mas será que a língua estranha falada na Bíblia é a mesma língua estranha falada por essas igrejas pentecostais de hoje em dia? 

Não tem como falar sobre esse tema sem analisar o que aconteceu quando Deus derramou o seu Espírito sobre os discípulos e os fez falar em outras línguas.

        “Cumprindo o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, e de repente veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa em que estavam reunidos. E foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo as quais pousavam sobre cada um deles.” Atos 2:1-3

        Os versos acima falam do momento sublime em que Deus derramou de seu Espírito sobre os crentes em Jesus. No antigo testamente quando um profeta recebia o Espírito ele profetizava. Porém, no dia do Pentecoste (feriado judeu) os irmãos receberam o Espírito de Deus e falaram em outras línguas. Prestem atenção que o texto usa a palavra “língua” no plural, ou seja, eles falaram em outras “línguas”, havia a manifestação de mais de uma língua ali.

        “E em Jerusalém estava habitando judeus varões religiosos de todas as nações que estão debaixo do céu. E correndo aquela voz ajuntou-se uma multidão e estava confusa porque cada um os ouvia na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam dizendo uns aos outros: Pois que? Não são Galileus todos esses homens que estão falando? Como nós ouvimos cada uma falar na língua que somos nascidos? Somos partos, medos, elamitas...e os que habitam na Mesopotânia, Capadocia, Ásia, Frigia, Egito e Líbia...cretenses e Árabes...E todos nós temos ouvido falar das grandezas de Deus” Atos 2:5-12  
       
        Esses versos mostram quais tipos de línguas foram faladas quando o povo de Deus recebeu o Espírito Santo, pois os judeus chegaram de vários países para festejar em Jerusalém e quando chegou lá ouviram os apóstolos falando o evangelho na mesma língua dos países de onde eles vieram.Muitas dessas línguas não são mais conhecida hoje, porém a língua egípcia e a língua árabe é bem próxima de nós.

        Então até aqui concluímos que quando os apóstolos receberam o Espírito Santo eles receberam o dom de falar em outras línguas, ou seja, línguas de nações , idiomas de outros países. Eles eram judeus e muitos deles muito simples e pobres só que com o dom sobrenatural de Deus eles conseguiram falar com fluidez e desenvoltura vários idiomas.

        Se o dom de línguas em Atos 2 representa idiomas de nações que existem aqui na terra, como é que surgiu a teoria da “língua dos anjos” ou “língua estranha” como língua que ninguém conhece?

        “Por que o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus, porque ninguém entende e em espírito fala de mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em línguas edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”. I Coríntios 14:1-4

        As pessoas leem os versos acima e concluem duas coisas. Primeiro, o dom de língua seria uma língua que ninguém entende. Segundo, o dom de língua edificaria só a pessoa que fala. Elas interpretam “ninguém” entende como sendo nenhum morador do planeta. Em outras palavras, para elas, a língua estranha é uma língua que não pode ser interpretada por nenhuma pessoa na terra, creem que só Deus pode interpretá-la.

        Assim, como conciliar o dom de línguas de Atos 2 onde todos entendiam o que os apóstolos falavam com o dom de línguas de primeiro Coríntios 14 onde ninguém entendia? Paulo estaria falando de um novo tipo de dom de língua? Como entender essa aparente contradição?

        Acontece que em Atos 2 é dito que cada um ouvia as grandezas de Deus no próprio idioma de seu país de origem . Assim, o egípcio entendia a pregação na língua egípcia, porém não entendia a pregação na língua árabe e vice versa. A língua árabe para um egípcio que nunca estudou tal língua era uma língua estranha. Desse modo, quando Paulo fala de língua estranha ele não está falando de nenhuma língua totalmente desconhecida dos seres humanos, ele simplesmente está falando que alguém estava falando, por exemplo, árabe ou egípcio em uma igreja que só tinha gregos, isto é, falando uma língua estranha para igreja.

        “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao  ar” I Coríntios 14:9

        Aqui Paulo fala da importância dos ouvintes entenderem aquilo que se diz. Ele fala que se os ouvintes não entenderem o que estamos falando as nossas palavras não cumprirão o objetivo da comunicação que é a de transmitir uma ideia ou informação.    

“Pelo que , o que fala em língua estranha ore para que a possa interpretar. Porque se eu orar em língua estranha o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei pois? Orarei com o espírito mas também orarei com entendimento, cantarei com o espírito , mas também cantarei com o entendimento” I Coríntios 14:14,15

Vamos imaginar que um irmão lá na igreja de Corinto tivesse recebido o dom sobrenatural de falar em japonês. Esse irmão na hora de orar ou cantar em japonês ele também deveria saber o que ele estava falando.  Por isso que Paulo fala que o irmão deveria orar para interpretar aquilo que ele mesmo estava dizendo.

“Dou graças ao meu Deus porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes prefiro falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para instruir os outros do que dez mil palavras em língua desconhecida” I Coríntios 14: 19

Nesse verso acima, Paulo está falando de que língua? Língua de nações ou línguas de anjos? Paulo está falando que sabe muitos idiomas, porém ele prefere falar poucas palavras na igreja e que essas palavras sejam entendidas que falar dez mil palavras em outros idiomas que a igreja não conhece.

“Se toda a igreja se congregar num lugar e todos falarem línguas estranhas e entrarem pessoas que não conhecem a palavra ou se entrarem pessoas infiéis, elas não vão pensar que vocês estão loucos?” Atos 14:23

Imagine você, uma pessoa vai visitar uma igreja para buscar uma palavra de fé ou de esperança e quando chega em uma igreja no Brasil vê todos os irmãos cantando, pregando e falando só em Coreano, o que essa pessoa vai pensar? Tô fora!

Ou seja, todos esses textos acima provam que a língua estranha que Paulo tanto fala era nada mais nada menos que alguns idiomas desconhecidos da igreja de Corinto. A língua era estranha para quem? Para todas as pessoas do planeta? Não! As línguas eram estranhas para os irmãos que frequentavam a igreja local de Corinto. O irmão começava a cantar em Japonês dentro de uma igreja que só tinha grego, aí não dava. A pessoa que cantava ou pregava entendia o que estava falando e era edificado, mas a igreja não. Só Deus entendia! Diante disso, qual foi a orientação de Paulo?

“Se alguém for falar em língua estranha faça isso por dois ou quando muito três e cada um por sua vez e que haja interprete. Mas se não houver interprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus” I Coríntios 14:27,28

Quem tinha o dom de falar outros idiomas deveria falar no máximo até três pessoas e cada um na sua ordem. E a condição máxima para falar em outro idioma era a de ter interprete. Caso o interprete faltasse, todos que falavam outras línguas deveriam ficar quietinhos orando mentalmente.  

      "Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos e nem assim me ouvirão diz Deus. De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos ..." I Coríntios 14:21,22

De acordo com o texto acima por que o Senhor deu o dom de língua? O dom de língua foi dado como um sinal para os judeus incrédulos. Eles pediam um sinal para poder crer no evangelho e o Pai celestial deu o sinal fazendo com pessoas falassem outros idiomas sem nunca ter estudado o tal idioma. 

Então quais são as característica do dom de língua verdadeiro? 
  • São idiomas de nações
  • São várias línguas de nações 
  • É um sinal dado aos judeus incrédulos
  • Deve ser entendido por quem fala
  • Deve ser acompanhado de interprete
  • Deve ser falado por no máximo três pessoas
  • Deve ser falado em ordem, isto é, alguém só pode falar depois que o outro terminar de falar. 
E hoje, é assim que as igrejas interpretam o dom de língua?  O que eles falam não pode nem se quer ser chamado de língua, pois os sons que eles  balbuciam na hora do "fenômeno" não expressam características de nenhum idioma: "labaxuriasss, cantararamáss, sharamamaia”. Não dá para perceber se aquilo que se fala representa uma variedade ou uma pluralidade de línguas, já que parece que a "língua" é a mesma sempre. Isso é sinal para judeu?  E mais, a pessoa que fala essa "língua" estranha nem ela entende nada do que diz. A maioria das vezes não tem interprete e quando tem fala coisa com coisa, isto é, deixa claro que a interpretação não acompanha o ritmo da fala. Se tiver 200 pessoas na igreja pelo menos 70 vai falar em línguas e todos falam ao mesmo tempo em um clima que mistura gritaria e êxtase espiritual e que muitas vezes, dependendo do movimento, é claro, chega até assustar. Em outras palavras, você acredita realmente que esse dom de línguas aí dessas igrejas é o mesmo dom de língua genuíno da Bíblia? 

     Então fica claro que a língua estranha que se fala nas igrejas pentecostais hoje não é a mesma língua estranha falada pelos discípulos lá nos tempos de Paulo. Naquele tempo a língua estranha era alguns idiomas falados por alguns irmãos e que a igreja não conhecia.  Paulo escreveu para orientar a igreja e ensinar como proceder diante da questão, ou seja, se quisesse falar outros idiomas na igreja que apresentasse um interprete. Algo bem diferente do que acontece hoje. A língua estranha falada nas igrejas atuais não são línguas de nações. Na verdade o que eles balbuciam em seus cultos nem se quer pode chamar de língua ou idioma. Tal doutrina não passa de um grande erro de interpretação do que Paulo falou. Não conseguem perceber que a língua é chamada de estranha porque o povo local não conhecia a língua e não porque a língua é desconhecida de todos os moradores da terra. Assim, se você ainda está nesse de enrolar a língua no culto e achar que isso é poder de Deus, sai dessa meu irmão, Deus não trabalha assim, isso é fogo estranho!



                              


                                          
       
                                

       



37 comentários:

  1. E a linhil dos anjos que Paulo fala???

    ResponderExcluir
  2. Continuo confusa.
    Nao sei diferenciar.
    Quando ha manisfestacao do Espírito ou se da carne.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Interpreto da mesma forma. ;)

    ResponderExcluir
  4. Testo verdadeiro de acordo com a palavra

    ResponderExcluir
  5. Glossolalia: substantivo feminino, RELIGIÃO: suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso (como no milagre do dia de Pentecostes). PSICOPATOLOGIA: distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que creem inventar uma linguagem nova. Entenda a glossolalia, o fenômeno de se falar uma língua que não é língua nenhuma, que pode ser por meio de gemidos, de sílabas não articuladas, nesta aula do curso de Teologia Mística: Dons Carismáticos.

    ResponderExcluir
  6. Enganos satânicos do fim dos tempos, não caiam nessa,pois Jesus nunca falou língua estranha e sim língua inteligível,ele é o exemplo a seguir.Prepara-te Jesus está voltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está enganado. Cristo disse que fariamos mto mais coisas que Ele

      Excluir
    2. Você não sabe nem que dia é hoje criança, vai ler uma bíblia sabe tudo

      Excluir
  7. Muito lindo orar em línguas!! O DIVINO ESPIRITO SANTO VAI ME ILUMINAR.❤🙏

    ResponderExcluir
  8. Explicação meramente teórica de quem não entende e não experimenta o movimento pentecostal.
    Se as línguas estranhas hoje forem fruto de uma psicopatia devemos ter muitos loucos necessitando da ajuda das igrejas, e se for obra de demônios precisamos de muitos exorcistas para expulsar esses muitos espíritos.
    A maior denominação pentecostal do país tem mais de 64 milhões de adeptos no Brasil.
    Vamos orar por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo dom de Deus é para edificação da igreja, e não para irmão classificar crente de primeira classe e segunda classe sem o espírito santo. O dom quem dá é Deus para um propósito e não para dividir a igreja, é o fruto do Espirito nunca foi pular, gritar, cair no chão, nem rodar.,. Isto só se acha nas rodas do candoble, que traduzido é ( candle =vela. Black =preta)
      Cand o ble.

      Excluir
    2. É claro que é criação humana P chamar pessoa P o seu rebanho ingênuo que gosta de coisas sobrenaturais. Mas sem base bíblica.

      Excluir
    3. concordo com vc Luis Claudio só sabe mesmo é quem sente o Espírito Santo, viver isso é maravilhoso e quem n tem os dons nunca vão entender e vão falar do q n sabe mesmo

      Excluir
  9. Concordo com suas palavras Luiz Claudio

    ResponderExcluir
  10. Essas pessoas que estudam teologia só andam etenebrecido no próprio entendimento não conhece verdadeiramente o espírito santo de Deus andam de qualquer jeito sem espiritualidade nenhuma aí vem e posta uma barbaridade dessas, " ta nessa de enrolar a lingua" bem que a palavra de Deus disse que nós últimos tempos o amor de muitos se esfriaria e nos alertou dos falsos profetas que viriam como lobos vestidos de ovelhas. Mas graças há Deus que ele disse que nem todos que falam senhor senhor herdarão o reino de Deus " muitos me dirão naquele dia senhor expulsamos demônios no teu nome no teu nome nós profetizamos em teu nome fizemos maravilhas então o senhor Jesus lhes dira abertamente apartai vós de mim que praticai a iniquidade" vai ser negado por Deus naquele grande dia os falsos profetas que trocam o fervor do espírito santo pelo fervor do espírito que se manifesta com muito barulho e agitação " teólogos " que Deus possa convertei vos e ter misericórdia das suas almas a paz de Deus... Ccb

    ResponderExcluir
  11. Paulo escreveu em 1 coríntios CP 13 vs 1 "AINDA QUE EU FALASSE AS LINGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS" e não tivesse o amor, seria como sino que tine. Aqui nesse versículo contradiz tudo o que esse homem diz, a teoria das "linguagens dos anjos" surgiu dessa palavra a qual foi lida a cima☝️, é realmente a linguagem dos anjos é uma fala diretamente com Deus.
    Esses teólogos andam entenebrecidos no próprio entendimento distorcem a palavra de Deus pra defender suas próprias opiniões assim como o apóstolo Paulo escreveu em Efésios cp 4 vs 17 "e digo isto e testifico no senhor para que não andeis mais como andam também os outros gentios na vaidade do seu sentido,
    18 entenebrecidos no entendimento (em trevas no próprio entendimento) separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
    19 os quais havendo perdido todo o sentimento (como está escrito que nós últimos tempos o amor de muitos se esfriaria), e se entregaram a dissolução para com avidez cometem todo o tipo de impureza.
    2 Timóteo CP 3 vs 1 sabem porém isto: que nós últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, BLASFEMOS, desobedientes, a pais e mães, ingratos, profanos,
    3 sem afeto natural,inrreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    4 traidores obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
    5 tendo aparência de piedade mas negando a eficácia dela. Destes afasta- te.

    Essas pessoas é tomada pelo adversário da nossa alma por que satanás tambem conhece a palavra de Deus Mateus CP 4 vs 6 (e disse lhe se tu és filho de Deus lança te daqui abaixo, por que está escrito: que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas maos, para que nunca tropeces em alguma pedra) essa parte nos afirma que satanás tambem é conhecedor da palavra de Deus e quer confundir nossas mentes usando dessas pessoas sem espiritualidade frios no amor de Deus no espírito de fervor que se manifesta com muito barulho e agitação. irmãos não de ouvidos há esses tipos de pessoas que pensam que conhece a palavra mas na verdade não sabem de nada estão entenebrecidos no próprio entendimento nós temos um guia aqui na terra que é a palavra de Deus não vos enganeis com esses tipos de som isso é barulho do nosso adversário que nos quer enganar. Qualquer tipo de dúvida consultem a palavra de Deus ou pessoas sabias no espírito santo que andam de mão dadas com Deus afasta-te dos tipos de pessoas que se dizem ser servos de Deus mas não são 1 coríntios CP 5 vs 11 mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que dizendo-se irmao, for devasso,ou avarento,ou idólatra,ou maldizentes,ou beberrão,ou roubador, com o tal nem ainda comais.

    Que. Deus possa abrir o nosso entendimento, e sabedoria do espírito santo pra podermos vencer esses últimos tempos estamos passando pelo processo de princípios de dores a volta do senhor Jesus está cada vez mais próxima.
    Aos Romanos cp 12 vs 1 rogo-vos pois irmãos pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional (obediência).
    2 e não vos conformeis com esse mundo mas tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a Boa e agradável, é perfeita vontade de Deus.




    ResponderExcluir
  12. Assunto realmente complexo , a base suficiente para os dois pensamentos , continuo adepto ao movimento pentecostal , porém com ressalvas aos exageros , !

    ResponderExcluir


  13. 7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?

    8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?

    9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.

    10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.

    11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.

    12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

    ResponderExcluir
  14. Dom para alcançar as nações em outro idioma, não para se exibir, todos pentecostais consideram a pessoa ter o espírito santo quem enrola a língua, é a identificação do ministério e de seus líderes como marca Carrefour ou extra.
    Mas não passa nem de longe de ser de Cristo, porque Cristo nunca falou língua enrolada.

    ResponderExcluir
  15. Nao adianta isistir q isso nao esiste eu por muito tempo nao acreditei ate Deus com sua infinita bodade me batizar e medeu o dom de linguas estranhas eu mesmo nao intendo o que falo mas vem derepente na cabeça e augo sobre natural sem espricaçao peçao a deus para espirimentaren augo asim q vcs vam comesar a creditar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça a Deus para lhe ensinar a falar e escrever corretamente a nossa bela língua Portuguesa!

      Excluir
    2. Roberto Britto Hipócrita , o homem com erros ortográficos excedeu muito mais o entendimento daqui-lo que foi descrito por ele , pra Jesus não e apenas falar palavras bonitas , todos nós temos erros inclusive eu e você , e qualquer um que ler este comentário também se enquadra no mesmo , a palavra de Deus diz que aquele que nunca errou que atire a primeira pedra , deixa eu lhe fazer uma pergunta, você nasceu sabendo ou aprendeu com o tempo ? Tem pessoas que não sabem nem ler e escrever e isso não fazem delas deixarem de ser filhos de Cristo , ou deixarem de ser usadas por ele , tem pessoas que não tem entendimento humano e são completamente entendidas por Deus , Deus usa os Loucos para confundir os sábios ,e por isso que Deus usa Paulo na carta aos coríntios e diz-lhes " Quem pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber " Apóstolo Paulo , Bíblia, 1 Coríntios 8:2. Reflita Nisso ! Leia as escrituras o manual da Humanidade é a bíblia , Deus pode usar um mendigo , morador de rua um drogado para falar com você , e você o negara , pois vive de aparências Humanas , isso foi feito da parte de Deus com Pedro tendo Deus o avisado que no mesmo dia Pedro negaria a ele 3 vezes ... Deus abençoe a Todos

      Excluir
  16. entre o poder e o querer existe uma grande lacuna, chega a ser um tanto obscura aos homens. Até pq Deus não fala aos homens através de línguas estranhas, e sim através do idioma que cada homem domina. Muitos pregadores usa deste subterfúgio com a intenção de enganar ou aparecer diante a igreja. Se poderes perdoar-me por esse meu pensamento será ótimo, casa contrário irei continuar errando. Até por que a Igreja é local de adoração e não de sambar rodopiar fazer trejeitos no rosto isso é tomado como falta de entendimento ou conhecimento, assim é como falar línguas estranhas sem nenhuma lógica, ou entendimento. Amém.!

    ResponderExcluir
  17. Excelente explicação, e o melhor,tem base bíblica.

    ResponderExcluir
  18. Excelente explicação, e o melhor,tem base bíblica.

    ResponderExcluir
  19. Eu não tendo muito da biblia mais enxerguei com o meus próprios olhos o missionário no culto falando em linguas e duas pessoas com demônio se manifestaram na hora e caíram no chão se debatendo..

    ResponderExcluir
  20. A bíblia fiz que cada um entendia na sua própria língua. Não tinha intérprete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quê intérprete?
      Se eles estavam entedendo!!
      Sou pentecostal,mas a bíblia é muito clara quanto este a assunto,(língua estranha, nada mais é que:ter um dom sobrenatural de falar as grandezas de Deus,em outro idioma, sem ter total conhecimento de uma língua nativa de outros povos,etinias,etc...
      Tem que ser para edificação da igreja)
      Caso contrário fique quietinho, se falar desta forma te edifica,fale em silêncio com Deus...
      Que JESUS nos dê sabedorias graça e paz!!

      Excluir
  21. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
    (Marcos, 16:17)

    ResponderExcluir
  22. Penso que estamos diante de duas maneiras de pensar, como disse o colega. Fico com a ideia de que hoje em dias não deve ser usado de forma exibicionista, mas claro todos temos particularidades e se temos algo especial devemos manter isso com Deus. Eu não falo em linguás, mas respeito aqueles que acreditam e tratam do assunto com entendimento.

    ResponderExcluir
  23. Saravá povo do Diabo 🐐👿🔥muito axé😈🔥 salve Lúcifer o maioral , a bíblia é tão manipuladora e enganadora quanto alguém que se diz especial e ter um Dom de falar merdas sem nem entender nada, que merda de Dom é esse , pra que bosta serve isso ? Faça a meu o favor neh, alguém explique pra quer serve essa bosta

    ResponderExcluir