sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

QUEM SÃO OS 144000 DE APOCALIPSE 7 ?

1)         O que acontece em Apocalipse 7: 1-4?
            R. Assinalamento dos Servos de Deus com selo de Deus
 
 (2)       Qual é o selo de Deus? Efésios 1:13 João 3:5
            R. O Espírito Santo    
 
 A grande diferença entre a Antiga e Nova Aliança está no fato da nova ter o privilégio de ter a ministração do Espírito nos corações, enquanto que na Antiga a obediência aos reclamos da lei se limitava a obrigações formais e exteriores o que o Apóstolo Paulo chamou de ministério da letra. O fariseu Nicodemos, por exemplo, via e guardava os mandamentos de Deus com muito zelo, inclusive guardava o Sábado, mas Jesus disse que ele precisava nascer do Espírito para entrar no reino.  Desse modo, fica claro que o selo de Deus não é a guarda do Sábado – a observância do Sábado é um sinal importante que identifica o povo de Deus como adorador do Criador do mundo, porém esse selo de Apocalipse é específico, é sobre os servos de Deus, eles já guardam os mandamentos, eles já guardam o sábado, só lhes faltava o Dom do Espírito. Afinal, o Sábado é um sinal, o Espírito de Deus é o selo, são duas coisas semelhantes, porém diferentes, por exemplo, todo selo é um sinal, mas nem todo sinal é um selo.
 
2)        Quem são assinalados? Apocalipse 14:4
            R. Os primeiros servos de Deus que receberam o Evangelho
 
A palavra primícia remete ao que vem primeiro. Quando Paulo chama Cristo de primícias dos mortos, por exemplo, tenta dizer que Jesus é o primeiro a ressuscitar com uma natureza celestial. Os 144000 são são os primeiros frutos que aceitaram a Nova Aliança no Sangue de Cristo e que receberam o selo de Deus, ou seja, o dom do Espírito.
 
3)         A que grupo pertencia esses servos de Deus?  Apocalipse 7:5-8
             R. Judeus e israelitas
 
Perceba que em todos os Evangelhos Jesus demonstra que os Israelitas e judeus teriam prioridades na pregação do Evangelho (Mateus 15:24 / Mateus 10:5,6). Falando de Israel o Apóstolo Paulo menciona que não foram todos os judeus que rejeitaram o Messias, mas que permanecera um remanescente segundo a ELEIÇÃO DA GRAÇA (Romanos 11:1,5)
 
4)         Mas havia tribos nos tempos dos Apóstolos? Lucas 2:36-38 / Atos26:7 / Tiago 1:1 / Romanos 11:1
 
R. Perceba que havia pessoas da Tribo de Aser, de Benjamim e os Apóstolos chamavam os israelitas de doze tribos.
 
5)        Qual era a vivência doutrinária desse povo?  Apocalipse 14:4
 
R. Pura, isto é, eles não sofreram influência das doutrinas pagãs que entraram na pauta Cristã a partir do século III.
 
 Durante mais de 1500 anos os Israelitas e judeus foram os guardadores dos oráculos de Deus (a verdade) e suas doutrinas eram baseadas na lei (torah) e nos profetas.  A crença em um ÚNICO Deus, um só, o Pai, Eterno e bendito, a observância da lei do Eterno, inclusive a observância do Sábado como dia do Senhor, a crença na ressurreição dos mortos, na restauração de Israel com um Governo Teocrático liderado pela raiz de Jessé (Jesus) sobre o trono de Davi em Jerusalém. Essa era a fé dos profetas, essa era a fé dos apóstolos e essa era a fé do próprio Jesus que era judeu. Quando um judeu aceitava a cristo no novo testamento ele não tinha que abandonar essa fé para se tornar Cristão, era só mudar o foco, antes buscavam a justificação na lei, agora o homem perfeito de Nazaré é quem os justifica.
 
Por isso que, embora a maioria da liderança de Israel rejeitaram a Cristo, dezenas de milhares de israelitas e até religiosos aceitaram (Atos 21:17-20), ou seja, o evangelho dos apóstolos era apenas um judaísmo aperfeiçoado. Para se ter ideia, o primeiro gentio convertido foi Cornélio em Atos 10 e àquelas centenas de pessoas que se converteram até esse capítulo era todas Israelitas. Uma rápida leitura dos feitos dos Apóstolos e você percebe Paulo, por exemplo, pregando em sinagoga judaica durante quase dois anos (Atos 18:4,11)
 
Os gentios que foram enxertados à oliveira (Jesus e Israel remanescente), diferentemente do que se fala hoje no mundo cristão, continuaram seguindo e acreditando nesses mesmos princípios de fé, exceto a observância das leis que tiveram seu cumprimento em Jesus e que eram figuras de acontecimentos futuros, circuncisão, sacrifícios de animais, leis cerimônias que estavam relacionadas ao sacerdócio Levítico e ao Estado de Israel.
 
Com a morte dos apóstolos, que eram israelitas, a forma correta de entender as escrituras também morreu e daí para a introdução de doutrinas estranhas no seio da Igreja era só questão de tempo. A partir do III começaram a discussão sobre a Divindade de Jesus, sobre os porquês do Espírito do Pai ser uma terceira pessoa, sobre a importância de Guardar o Domingo como o dia do Senhor no lugar do Sábado, a Restauração de Israel pelo trono de Davi passaria acontecer agora, não em Jerusalém, mas lá no terceiro céu ...
 
 Por isso que o texto Bíblico diz que os 144000, israelitas, não tinham se contaminado, isto é, baseava suas doutrinas na lei, nos profetas e nos salmos e não nas doutrinas greco-latina que foram introduzidas na fé cristã a partir do século três.
 
6)     Quando começou o selamento? Atos 2:1-4 
 
R. Com a efusão do Espírito no dia de Pentecostes
 
(7)   Quando terminou?  Daniel 7:24-27
 
 No fim das setentas semana de Daniel 9 por volta do ano 34 DC.  Nessa data, o Anjo é especifico em dizer que seria um tempo para o povo judeu, um tempo para expiar o pecado e para trazer a justiça eterna ao povo israelita. Entenda que no verso 27 o assolador que viria para destruir a Cidade de Jerusalém é Roma e é representada no capítulo 7 de apocalipse como os ventos que os 4 Anjos estariam segurando, uma vez que vento também significa guerras e ASSOLAÇÕES (Jeremias 25:32). Sabemos que após o selamento dos Israelitas que aceitaram o evangelho, Roma invadiu Jerusalém sob a ordem de Tito, no ano 70 DC,  e matou centenas de judeus e destruiu o templo.   
 
  Hoje nós vemos vários grupos religiosos se denominando como sendo os 144000 ou dizendo que esse grupo de pessoas é um grupo dos últimos dias, o que não é verdade. Salvo se eles conseguirem provar que eles sabem o novo cântico, que eles não tem e não sofreram influência de nenhuma doutrina vinda do paganismo e pior se eles conseguirem provar que são as primícias, ou seja, os primeiros a aceitarem a mensagem do evangelho, o que é impossível, então até eu poderia acreditar em suas declarações...Ah, já ia me esquecendo e tem que ser de alguma tribo viu, de qual tribo você é? Rsrs

9 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de fazer uma observação. O selo de apocalipse pode se encontrar em apocalpse mesmo. No cap 14 verso 1. Notem que João faz uma interpolação de textos. No cap 7 ele diz "selo na testa" e no 14 "escrito na testa". Simplesmente pq no 14, ele podia ver que selo é este. Claro que seremos selados no espirito santo. Mas o selo é o nome de Deus e do cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, paz. Sim, você tem toda razão, o selo é o nome de Deus e do cordeiro. No entanto, não é o nome literal, por o nome de Deus em algo é apenas uma forma de dizer que a Glória de Deus estaria ali. Deus falou para Salomão sobre o santuário " o meu nome estará sobre essa casa" nome no caso não é a pronúncia ou a representação grafica, mas a glória que esse nome representa. O profeta Jeremias disse sobre Jerusalém" e chamarão Jerusalém de Jeová Justiça nossa" Jeremias 33:16. Uma cidade sendo chamada pelo nome do Eterno indica que a Glória de Deus estaria nela. O sentido em dizer que o nome do Pai e o nome do Filho estaria na testa dos 144000, em figura de linguagem, é só uma forma de dizer que seus servos amam ao Pai e ao Filho e guarda os seus mandamentos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Qualquer pessoa que é selada pelo Espírito do Eterno automaticamente passa a representá-lo ( ter o nome na testa), pois nasce de novo, ganhando um novo coração, e passa a pertencer a Família celestial...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, que método de interpretação você usa para entender o apocalipse?

    ResponderExcluir
  4. E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.

    Apocalipse 7:4 12 mil de cada tribo, são judeus, os gentios não tem tribo.

    ResponderExcluir
  5. CRISTIANISMO E JUDAÍSMO SÃO PURO BESTEIROL MITOLÓGICO COPIADO DOS PAGÃOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristianismo puro? e o tempo que a igeja catolica ficou em poder de transcrever os escritos (babilonia) sempre fez isso mudava os nomes do povo de israel... a igreja catolica escondeu a verdade muito tempo do povo enganando-0s

      Excluir