Quase todas as igrejas batizam em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E usam base Bíblica para isso, o
texto de Mateus 28:19. No entanto, quando verificamos os batismos
realizados pelos apóstolos, vemos que eles batizaram somente em nome de Jesus.
Como entender isso corretamente?
Acompanhe os textos que fala de
batismo no contexto apostólico: “ ...arrependei-vos
cada um de vós e seja batizado em nome
de Jesus Cristo para remissão dos pecados” Atos 2:38, “...por meio do seu nome (Jesus), todo aquele que nele crer recebe a remissão de
pecados” Atos 10:43, “Eles,
tendo ouvido isto, foram batizados em
nome do Senhor Jesus” Atos 19:5, “...mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus”Atos 8:16, “E agora por que te demoras? Levanta, recebe o batismo e lava os teus
pecados, invocando o nome dele( Jesus)
Atos 22:16, “Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe
rogaram que ficasse com eles por alguns dias” Atos
10:48.
Percebe-se então que o batismo,
no livro de Atos, era somente em nome de Jesus. Então como explicar o texto de
Mateus se referindo a um batismo em nome dos três? Vários documentos da Igreja
Católica confirmam que o texto original fala do batismo em nome de Jesus
somente, mas que a Igreja Romana mudou para fazer alusão à doutrina da
trindade. Veja abaixo o que a Bíblia Católica, Bíblia de Jerusalém, fala sobre
o assunto:
Acredita-se que o original está: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em meu nome”
Acredita-se que o original está: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em meu nome”
Muitas pessoas já devem ter
percebido essa mudança e mesmo assim devem ter pensado que acrescentar o Pai e
o Espírito Santo no Batismo não faz muita diferença, o que não é verdade.
Batizar em nome da trindade é não levar em conta a fé dos apóstolos e a
autoridade que foi recebida pelo Messias. No contexto de Mateus 28:18, Jesus
disse que recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra. Outros textos fazem
menção do nome que ele recebeu do Pai Filipenses 2:9,10. “e que em
seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as
nações, começando de Jerusalém” Lucas 24:47, veja que a pregação de
arrependimento e de remissão de pecados é feita, não em nome do Pai e do Filho,
somente em nome do Filho. Se a pregação de arrependimento era feito somente em
nome de Jesus, assim também deveria ser o batismo que é a comprovação pública
de aceitação do evangelho.
É como se fosse assim, imagine
que um grande Rei, para exaltar e glorificar seu Filho, o Príncipe, entregou
por um tempo determinado o governo de seu país nas mãos desse Filho. Preferiu
acompanhar a administração por fora, isto é, não diretamente. Logo, com a
autoridade concedida pelo seu pai o príncipe saiu pela cidade dando ordens para
melhor cuidar dessa nação. Não havia nenhum
questionamento sobre aquilo que ele falava, pois todos sabiam que as suas
palavras seriam como se fossem as palavras do próprio Rei. Em um certo dia, o
Príncipe chamou seus conselheiros e lhes deu a seguinte ordem: “ide por todo
meu reino e verificai se há barracos ou casas mal feitas, caso haja, em meu
nome derrube-as e construa novas propriedades”. Quando os enviados do Príncipe
encontravam alguma casa em mal estado já dizia: “senhor, em nome do Príncipe,
temos que deitar por terra sua casa”. Algumas pessoas que estavam apegadas aos
seus casebres tiveram que, mesmo sem querer, fazer aquilo que os enviados lhes
pediam, pois a palavra do Príncipe era acompanhada da autoridade do Rei.
Observe na ilustração acima que
os enviados, na hora de solicitarem a demolição das casas mal feitas, não diziam
que era em nome do Rei, pois não fora o Rei que tinha dado tal ordem, mas sim o
Príncipe, tudo era feito em nome do Príncipe.
O mandamento do Batismo é um mandamento do Príncipe Jesus, é ele que
disse para irmos e batizarmos em seu nome. Nesse mandamento não é dito para batizarmos
em nome do Rei (o Pai), pois foi o Pai que deu autoridade para que fosse assim,
quem vai contrariar o todo poderoso?
Além do mais, perceba que é
somente no nome de Jesus que os demônios são expulsos e as enfermidades são
curadas, é somente no nome de Jesus que os dons do Espírito Santo são
derramados Marcos 16:17,18. E é justamente por isso, também, que os
discípulos deveriam batizar em seu nome. Logo, com a mesma autoridade que o Mestre
mandou os discípulos expulsar demônios e curar enfermos ele mandou batizar.
Então do mesmo jeito que os apóstolos não expulsavam demônios ou curavam
enfermos usando os nomes “do Pai, do Filho e do Espírito”, pois não tem nenhuma
passagem dizendo “paralitico, levanta em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo” ou “demônio sai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, já que há
menção somente do nome de Jesus, assim também acontecia com o batismo.
Portanto, o Batismo em nome da
trindade, (Pai, Filho e Espírito Santo) foi acrescentado pelos bispos de Roma,
pela Igreja Católica a partir do século IV. As escrituras foram adulteradas
para dar apoio a essa doutrina que foi aprovada pela igreja, paulatinamente, no
Concílio de Niceia, 325 DC, e no Concílio de Constantinopla, 381 DC. Mas a sã
doutrina, a doutrina dos apóstolos, prega somente o batismo em nome de Jesus.
Qual que você vai ficar? Batismo dos apóstolos ou batismo dos Bispos de Roma em
nome da trindade?
ResponderExcluirFico com o batismo da igreja,pois m jesus também disse , o ligares na terra, sera ligado no céu......... palavras do nosso senhor Jesus Cristo.