terça-feira, 24 de dezembro de 2013

QUAIS SÃO AS MORADAS DE JOÃO 14?

Muitas pessoas têm questionado o fato da Bíblia ser uma só e ao mesmo tempo ter tantas e tantas interpretações da mesma. Se a Bíblia é uma só porque tantas divergências? Questionam. Acredito que há duas razões para essa confusão interpretativa da Bíblia. Primeiro, é a falta de atenção no contexto em que os versos estão inseridos. Geralmente temos o costume de ler os versos e interpretá-los sem levar em conta o que os versos anteriores e posteriores dizem sobre o assunto. Segundo, na hora de interpretar as escrituras não levamos em conta os sentidos. A Bíblia é um livro espiritual e muita coisa do que se diz não se deve entender ao pé da letra. Você lembra aquele momento em que Jesus falou que seu corpo era comida e bebida e muitos acharam que Jesus estava falando coisas sem nexo?  

Deus também é morada

Essa afirmação não pode ser entendida na literalidade, uma vez que a única forma de habitar em Deus é por meio da comunhão e da espiritualidade. Veja o contexto.

“Não crês que eu ESTOU NO PAI e que o Pai está em mim?... O Pai que permanece em mim, faz as obras. Crede-me que ESTOU NO PAI, e o Pai em mim” João 14: 10 e 11

Jesus disse que ele estava no Pai e que o Pai estava nele. Esse texto pode ser considerado literal ou espiritual? Claro que o sentido era espiritual. Jesus não estava literalmente no Pai lá no céu.

“Naquele dia, vós conhecereis que eu ESTOU NO PAI, e vós, em mim, e eu, em vós”  João 14:20

O verbo estou aí denota lugar físico? Não!

“Pai, a minha vontade é que ONDE EU ESTOU, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha Glória” Capitulo 17:4

No verso acima, Jesus disse que o desejo dele era que no lugar (onde) onde ele estava no momento da fala (estou=presente) um dia os discípulos também deveriam estar. Esse texto pode ser considerado literal? Será que Jesus estava falando de algum lugar físico? Será que Jesus estava em uma cidade e ele querida dizer que no futuro os discípulos também deveriam estar nessa cidade? Claro que não! O texto é espiritual, “lugar” aí não é literal!

Concluindo essa primeira parte do estudo, entendemos com muita clareza que espiritualmente Jesus habitou em seu Pai. Isso quer dizer que Deus também era morada para seu filho e vice e versa uma vez que também é dito que o Pai habitava no filho. Logo, pelo menos nesse sentido, moradas ou lugares no contexto não devem ser interpretados como lugares físico.

Há outros textos na Bíblia que usam essa linguagem?

O que HABITA no esconderijo do altíssimo, descansa à sombra do Onipotente...Pois disseste: O Eterno é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua MORADA Salmos 91

Nesse Salmo tão conhecido “habitar” não pode ser entendido ao pé da letra. A linguagem é espiritual. Fazer de Deus morada também não pode ser entendido na denotação, mas na conotação.

E, juntamente com ele (Cristo) nos ressuscitou, e nos fez ASSENTAR nos lugares celestiais EM Cristo Efésios 2:6.

Imagine se formos entender esse texto literalmente? Iríamos entender que todo mundo que aceitou Jesus está morando lá no céu nesse momento! O texto diz que Jesus nos fez assentar nos lugares celestiais, imagine se isso fosse literal? Você, prezado amigo, você que aceitou a Cristo está sentado no céu dos céus? Lugares celestiais aí é a capacidade e a liberdade de entrar no trono da graça e na presença de Deus.  

Jesus também prometeu uma vinda espiritual

As pessoas enfatizam tanto a segunda vinda de glória e poder de Jesus que esquecem que na Bíblia há também uma vinda espiritual do Filho de Deus.

“aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me MANIFESTAREI A ELE... Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos NELE MORADA”  João 14:21, 23

Veja o que Jesus disse “eu e o Pai viremos, ou seja, voltaremos e moraremos Neles”. A promessa acima de uma vinda para morar nos servos de Deus é literal ou espiritual? A vinda mencionada acima é a segunda vinda de glória e poder? Claro que não! Você entende porque muita gente se equivoca na interpretação? Tem que prestar atenção nos sentidos.  


“Eu vou para junto do Pai...E eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro Consolador, afim de que esteja para sempre convosco...O Espírito da verdade que o mundo não pode receber...ele estará EM vós (vocês serão moradas dele). Não vos deixarei órfãos, VOLTAREI para vós outros” João 14:13-18.  

Jesus não foi incoerente nesse texto, isto é, não podemos acreditar que Jesus estava falando sobre a descida do Espírito Santo e de repente, saindo do tema,  começou a falar sobre sua volta de Poder e Glória. Não, quando ele diz acima que voltaria ele estava falando que com a descida do Espírito Santo, do Consolador, ele e o Pai iriam voltar para fazer morada nos apóstolos. Em outras palavras, há sim na Bíblia uma vinda espiritual do Filho de Deus.

“Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize, ouviste que eu vos disse: Vou e volto para junto de vós” João 14:18-28

Esse verbo “voltar” aí não pode ser interpretado fora do contexto de tudo isso que temos falado aqui. Com a descida do Espírito Santo Cristo também passou a habitar em cada um dos discípulos.

“Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, afim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu NELES esteja” João 17:26

E eu neles esteja, ou seja, o desejo de Jesus era que do mesmo modo que o Pai esteve nele e ele esteve no Pai, um dia ele também estivesse em seus discípulos e seus discípulos nele. Um texto desse não se pode entender a não ser no sentido espiritual. Afinal como uma pessoa pode morar em outra pessoa?
                           
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” João 14:1-3

        Então se você não ler o contexto e perceber que há uma vinda espiritual no contexto de João e que no mesmo contexto o Pai é tido como morada espiritual você jamais vai entender esses três primeiros versos do capítulo 14, por quê? Porque como já falamos a Bíblia é espiritual e se alguém for entender um texto espiritual na literalidade nunca vai compreender o sentido. Por exemplo, vamos compreender o texto acima e tentar ver se tem como esse texto ser literal ou não.
       
        Primeiro, como você já deve ter lido, o verbo “estar” em todo o contexto é conjugado na primeira pessoa do tempo presente “Eu estou.”  Algumas traduções traduzem o verbo estar como sendo o futuro do subjuntivo “Onde eu estiver” o que é errado. O que Jesus falou no verso três tem tudo a ver com o que ele também falou nos versos seguintes, isto é, “eu estou no Pai”. Logo, a forma correta é “onde eu estou”.

Então temos o verbo “estar” com sentido de se fazer presente e o advérbio “onde” que indica algum lugar. Como já dissemos, o texto é espiritual e não se deve entender do jeito que se ler. Porém, vamos tentar entender esse texto na literalidade para ver se dá certo.

        A conjunção subordinada “para que” indica finalidade e objetivo. Isto é, o texto diz que Jesus iria voltar para levar os discípulos para o mesmo lugar em que ele estava no momento da fala. Em outras palavras, Jesus estaria em um lugar onde os servos de Deus não estavam e que depois de sua vinda os apóstolos também iriam estar nesse lugar. Vamos pensar nas diversas possibilidades de encontrar esse lugar. Esse lugar era algum espaço terrestre? Não, pois os discípulos estavam no mesmo lugar e espaço que Jesus também estava. Então o texto não pode estar falando de lugar terreno. Esse lugar era literalmente algum lugar no céu? Não, pois quando Jesus disse “onde eu estou” no presente, ele estava na terra e não no céu pelo menos no sentido literal.

        Então o que Jesus quis dizer “para que onde eu estou estejam eles também? Acredito que agora com a leitura de todo o contexto que fizemos previamente você já é capaz de responder, no entanto, se ainda não percebeu as nuanças de sentido, entenda o texto. Jesus estava no Pai como você viu. Você viu também que com a descida do Espírito Santo Jesus também voltaria para habitar dentro dos servos de Deus. O que aconteceu? Ao Jesus fazer morada em seus servos eles passaram a estar no Pai que também é morada espiritual. Ou seja, a mesma experiência que Jesus teve durante seu ministério de estar no Pai e o Pai nele, os apóstolos também tiveram após a descida do Espírito Santo.

        Quando Jesus disse que iria preparar moradas na casa do Pai ele não estava falando que iria construir casas físicas, “casas de ouro” como pensam alguns, Jesus não é engenheiro de ninguém , gente! Ele estava falando que por meio dele todos haveriam de ter acesso ao trono da graça, já que antes de sua intercessão esse acesso estava vedado. Os que são espirituais entenderão o que estou dizendo.

        “E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé, Senhor,  não sabemos para onde vais, como saber o caminho? Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:5,6

Esse verso está diretamente ligado ao termo “vou preparar lugar”. Um dos discípulos queria saber onde era esse lugar que Jesus iria. Embora esse lugar seja realmente no céu, a confusão se dá quanto à interpretação das formas de ter acesso a esse lugar. Como podemos ter acesso a esse lugar? O que aconteceu com Tomé antes acontece com muitos hoje. Jesus falando de coisas espirituais e Tomé entendendo tudo ao pé da letra! Primeiro Jesus diz que iria para o Pai. Depois ele diz que o caminho para ir ao Pai é ele mesmo. Esses versos podem ser entendidos na literalidade? Não!!! Jesus foi para o Pai e através dele temos acesso a Deus. Estamos aqui na terra enquanto estamos conectados no céu e habitando lá por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor! Esse é o sentido do texto!

        Assim, prezado irmão, é um grande erro pegar os três primeiros versos de João 14 e desconectá-los de todo o contexto do próprio evangelho de João para apoiar moradas físicas e literais no céu. Não é isso que o texto está dizendo. Jesus não subiu no céu para preparar conjuntos habitacionais para ninguém. A cidade santa, a Nova Jerusalém, com tudo que há nela já estava preparadíssima bem antes da fundação do mundo. Preparar moradas na casa do Pai deve ser entendido no sentido espiritual assim como a vinda de Jesus para habitar nos discípulos também deve. Temos que diferenciar aquilo que se fala daquilo que se quer dizer. O que percebemos com esse estudo? Percebemos que todo mundo fala da importância de levar em conta o contexto das escrituras, porém isso só é levado em conta na hora de refutar os ensinos dos outros, quando é a nossa doutrina que está em xeque, teimamos em se basear em dois ou três versos separados.

       
       



4 comentários:

  1. Esse estudo me ajudou muito, obrigada

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, BELA EXPLICAÇÃO! PERCEBO A CLAREZA NO ENTENDIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL DADO POR DEUS.

    ResponderExcluir
  3. É irmão! Nesse texto aqui de João 14, o irmão errou feio...
    Existem três erros graves, cometidos por teólogos: o primeiro é achar que tudo, ou quase tudo, na bíblia é simbólico; o segundo é justamente o contrário: é achar que tudo na bíblia é literal; e o terceiro é o que o irmão comete aqui: é achar que tudo na bíblia é ou tem sentido espiritual.
    A "casa de meu Pai" a qual Jesus se referiu é o Reino de Deus mesmo! O texto é 100% claro. O Apóstolo Paulo disse que "a nossa casa (pátria) está no céu..."(Fl 3:20-21).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo também se refere a casa como um corpo glorificado. Na 2 carta aos corintios capitulo 5 ele fala sobre a morada celestial. Diz que nossa morada da terra é nosso corpo corruptível e nossa morada no céu é nosso corpo celestial.

      Excluir