terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ELIAS E MOISÉS DESCERAM DO CÉU?

 No capitulo 17 do livro de Mateus acontece algo que é mal interpretado por muitos evangélicos. No texto, Jesus e os discípulos, Pedro, Tiago e João, sobem para orar no monte e lá eles veem Moisés e o profeta Elias. A maioria dos cristãos diz que Moisés e Elias desceram do céu para confortar o Filho de Deus.  Cada vez mais que vemos esses comentários e essas interpretações Bíblicas percebemos o quanto que é perigoso entender a Bíblia fora do contexto ou o quanto que é perigoso não perceber as nuanças de sentido da própria palavra.
Para entender o capitulo 17 é importante entender o último verso do capitulo 16 do Evangelho de Mateus. “Em verdade vos digo que alguns  há , dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu trono.” Será que ALGUNS dos discípulos iriam ficar vivos até ver o Senhor em sua Glória? Todos os apóstolos não estão mortos? No primeiro verso do capitulo 17 diz “seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular a um alto monte.” Seis dias depois do que? Depois da promessa que dizia que alguns discípulos iriam ver o Filho de Deus em seu reino de Glória e ainda vivo.

 Agora olha que interessante, dos doze discípulos, Jesus escolhe apenas três, Pedro, Tiago e João, lembra o que o texto diz? Somente alguns veriam o senhor em sua glória. Você pode estar se perguntando: “Como é que esses discípulos viram Jesus em seu reino naquele tempo se nem hoje, cerca de 2000 anos depois disso, o reino do Messias foi estabelecido? Pois bem, a resposta está no verso nove do mesmo capitulo, 17, “E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos”.

Então, para entender como é que alguns discípulos viram Jesus em seu reino e como é que Moisés e Elias foram parar no monte é só você entender o que é uma VISÃO. No capitulo 10 de Atos Pedro viu como que um lençol descendo do céu com toda sorte animais quadrúpedes, répteis da terra e ave do céu. O texto diz que uma voz celestial mandou Pedro matar e comer os animais o que foi resistido por Pedro. Olha o que diz o verso 17 do mesmo capitulo “Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da VISÃO, eis que os homens enviados da parte de Cornélio pararam junto à porta”. Ou seja, tudo isso, a exemplo do que os discípulos viram no monte, era uma VISÃO. Eu pergunto, pelo fato de Pedro ter visto o lençol com porco, coelho, cobra, urubu, abutre descendo do céu sugere que esses animais vivem lá? Logo, aquilo que se vê em uma visão, por mais que pareça real e tangível pelos participantes da visão, não deve ser interpretado ao pé da letra, pelo menos nesses contextos.

Portanto, os discípulos viram Moisés e Elias porque tiveram uma VISÃO do reino vindouro. Viram como será a Glória que cobrirá o Messias no futuro e como os profetas ganharão corpos glorificados. Dizer que, nesse texto, Moisés e Elias desceu do céu para falar com Jesus é uma extrapolação das escrituras sagradas. Demonstra total falta de intimidade com a linguagem Bíblica e demonstra total falta de compreensão das escrituras, ao ler os versos sem considerar todo o contexto.

                                                                                                                                                            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário