domingo, 29 de dezembro de 2013

DEUS É UM, MAS ESSE UM NÃO É UM?

Para a maioria da cristandade Deus é um só. O grande problema é que eles dizem que esse um, na verdade não é um de fato, é um, mas também é três. Dizem que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espírito Santo também é Deus. Só que esses três deuses representam um só Deus. Daí vem o nome Trindade, isto é, "tri" de três e "ndade" de unidade ou um, ou seja, três divindades em uma unidade.

Quanto ao tema Espírito Santo não vou discorrer aqui já que há um estudo sobre esse assunto. Irei falar somente sobre a unidade entre Cristo e o Pai.

De fato a Bíblia fala de uma unidade entre o Pai e o Filho "Eu e o Pai somos um" João 10:30. Só que esse sentido é somente no campo figurativo, isto é, uma unidade composta é uma conotação para designar um grupo de pessoas que trabalham com um só objetivo e coração. Desse jeito, para uma empresa funcionar e ter sucesso, todos os funcionários, do executivo aos operários, devem trabalhar como um só homem. Desse modo, o auxiliar de limpeza será um com o chefe e vice-versa. No entanto, essa unidade só se dá por causa da união de pensamento mesmo e não que todos os membros dessa unidade possuem a mesma posição hierarquica dentro da organização, pois cada membro excerce uma função com menor ou maior importância.

O apóstolo Paulo ilustra isso muito bem quando compara a unidade que temos em Deus com um corpo. Sabemos que a unidade entre o Pai e o Filho, após a descida do Espírito Santo,  passou a ser composta também pelos discípulos. "Afim de que sejam um, como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também SEJAM ELES EM NÓS, para que o mundo creia que tu me enviaste" João 17:21. Todos, Deus, Jesus e os discípulos passam a ser uma só unidade. Dentro da figura do corpo o ex-perseguidor esclarece a posição e importância que cada membro tem nessa unidade. "Quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo" ICorintios 11:3. Como igreja somos membros do corpo de Cristo, somos parte dele, só que ele é quem governa, ele é o cabeça. A função de Governador coloca o Filho de Deus em posição muito mais elevada que os discípulos. Dizer que, pelo fato de sermos um com Cristo, merecemos o mesmo louvor e a mesma glória que pertence ao cabeça (Jesus) é extrapolar os límites da falta de respeito e da ordem hierarquica estabelecida por Deus.

Esse princípio pode ser entendido quando observamos a conversa que o senhor Jesus teve com o então Saulo de Tarso quando perseguia a igreja de Deus: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Ele respondeu: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues" Atos 9:4,5 Saulo estava perseguindo a Jesus? Dentro da verdadeira unidade composta, perseguir a igreja é a mesma coisa que perseguir a Cristo, afinal a igreja no sentido espíritual faz parte de Cristo. No campo figurativo, por ser representantes do Messias no mundo, Pedro e João, que estavam sendo perseguidos por Saulo, eram "Jesus e senhor". Agora o perigo é pegarmos essas passagens, que estão no sentido figurativo, e tentarmos interpretar-las no sentido real e literal. Pedro e João, por exemplo, é um com Cristo e foi chamado de Cristo, então eles são Cristos? Então eles possuem e merecem o mesmo louvor que o Filho de Deus?

É justamente isso que as pessoas precisam aprender, em algumas passagens o Messias é chamado de "deus" (eloah-hebraico) por causa dessa unidade que há entre ele e o Pai, da mesma forma que os apóstolos também foram chamados de "Cristos" por causa da unidade que havia entre eles e seu senhor, mas tudo isso sendo usado como figura de linguagem. Nesse tipo de linguagem até João Batista foi chamado de profeta Elias por causa do "espírito" da mensagem apresentada. Ao pé da letra, nem João Batista era Elias,  nem os discípulos era Cristo e nem Cristo era Deus.

Outra coisa também é que, como vimos acima, embora na relação com a igreja Jesus faz a função de "deus" "é como Deus", uma vez que ele recebeu a autoridade da Majestade para julgar as nações e governar sobre elas, fazendo o papel do próprio Pai, há em uma escala hierarquica alguém que lhe é superior. Alguém que é o seu cabeça. Aquele que está assentado no trono. A própria escritura que diz que o Filho está à direita de Deus já demonstra inferioridade do Messias em relação ao seu Pai. O Deus dos patriarcas ( Abraão, Isaque e Jacó), o Deus de Israel e dos profetas antigos, esse é o Deus que é chamado de "cabeça' de Jesus Cristo, ou seja, é esse Deus que mantem Governo sobre todos os seres. O termo "Deus" quando faz alusão ao criador se refere a essa pessoa,  uma pessoa Única e incomparavél no maior sentido da palavra. 

Sabemos que no céu habita anjos, serafins, querubins e o próprio Jesus que está lá à direita de seu Pai. Veja o que o Salmista fala sobre a posição do Pai com relação aos outros habitantes celestial. "Pois quem nos céus é comparável ao Eterno? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao Eterno? Deus é sobremodo tremendo na assembleia dos santos e temivel sobre todos os que o rodeiam." Salmos 89:6
 
Então fica claro que o objetivo da unidade composta na Bíblia não é dizer que Deus é composto, que Deus é dois ou três, mas dizer que vários membros de uma unidade estão em harmonia com a vontade e Governo de um Deus, Deus está em todos da unidade! Jesus Cristo e todas as outras criaturas estão sujeitas Àquele que é chamado de Majestade e que é chamado de Altíssimo Deus. Todos dependem de seu Governo e poder. Não é à toa que o próprio Jesus não se cansa de dizer que o Pai também é seu Deus. Deus não é trino(Três em um). Deus é uma pessoa, um só ser que se manifesta na pessoa de Jesus. A doutrina que prega uma divindade singular-plural exemplifica como que nosso grande inimigo é astuto. Com essa crença as pessoas acabam pensando que prestam culto a um só Deus quando na verdade são idolatras, pois o primeiro mandamento é claro em dizer que ninguém, nem o próprio Filho, deve ocupar a posição de Deus que pertence exclusivamente ao Pai.







 
 




 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário