terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O ESPÍRITO DO PAI É UMA TERCEIRA PESSOA? Parte 1

Na Bíblia, tanto no antigo testamento quanto no novo testamento o Espírito de Deus aparece como um agente principal de comunicação entre a divindade e os seres humanos. Pelo Espírito de Deus homens receberam diferentes dons, sabedoria, revelação do futuro, inspiração para escrever as escrituras etc. A única diferença entre a manifestação no antigo testamento e a manifestação no novo testamento se dá por conta da quantidade. Enquanto antigamente o Espírito era dado somente a alguns privilegiados, reis e profetas..., agora na nova aliança, o Espírito de Deus é dado gratuitamente a todos os que recebem o Batismo no nome do Filho de Deus.

 
Embora o Espírito Santo tenha as mesmas funções nos dois testamentos, sua definição não é a mesma nos dois momentos, pelo menos na interpretação da maioria dos cristãos da atualidade. Na época do Antigo testamento o povo de Deus se dava pela religião judaica. O judaísmo não crer e não cria que o Espírito de Deus é uma terceira pessoa. Veja como que o Espírito Santo atuava no antigo testamento:  Espírito do Senhor é sobre mim e me ungiu para pregar as boas novas” Isaias 61:1-3 “o Espírito do Senhor se apossou de tal maneira de Sansão” Juizes 14:6,9 ,"Depois o Espírito de Deus me levantou na sua visão..."Ezequiel 11:24, O espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua II Samuel 23:2,  "e o encheu do espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística" Êxodo 35:31. Interessante que mesmo o Espírito de Deus apresentando características de pessoa como ensinar, falar, dar força, levantar os profetas, mesmo assim, ele não era interpretado pela comunidade de Israel como sendo outra pessoa distinta de Deus.

 A verdade é que se o Espírito Santo fosse outra pessoa da divindade, como dizem alguns, o não reconhecimento dessa doutrina geraria uma transgressão e consequentemente um pecado. Estaria os Israelitas por mais 1600 anos, desde o tempo de Moises, pecando por não reconhecer o Espírito como outra pessoa da divindade? Estaria Deus sendo cúmplice do pecado do povo? Pois não não há nenhuma condenação por parte dos profetas a forma de interpretação dos israelitas quanto ao tema Espírito de Deus.
Sabe-se que a palavra e a verdade  foi guardada por Israel durante todo o antigo testamento" Aos israelitas pertencem a adoção, a glória, as promessas, a aliança, o culto..." Romanos 9:4. Em nenhum momento do antigo testamento, como já dizemos, você observa os profetas condenando a teologia dos Israelitas. O único problema do Israel de Deus, como nação, foi rejeitar o Filho de Deus, preferindo aceitar a verdade somente na teoria e não na prática.
 
Por isso, os judeus que aceitavam a mensagem do evangelho no primeiro século continuava com a mesma intepretação sobre a divindade do judaísmo. Em nenhum momento Jesus, que também era judeu, veio apresentar algum erro doutrinário no campo da teologia, veio somente se apresentar como o cumprimento daquilo que eles já liam nas escrituras:ele era o Messias.Os gentios que se converteram a Jesus tiveram que aprender essa base teologica das escrituras.

Para se ter ideia, a doutrina da trindade e a ideia que o Espírito do Pai é uma terceira pessoa não era nem discutida no primeiro século. Os estudos Bíblicos nas sinagogas e casas nem levava em conta esse ponto doutrinário, uma vez que tais ideias surgiram no meio cristão depois da morte dos apóstolos. E justamente à medida que os judeus foram se tornando a minoria na igreja e foram aumentando a entrada de pagãos que eram adeptos das religiões gregas e latinas, começou-se a questionar a forma judaica de interpretar a divindade. Pouco a pouco a ideia da terceira pessoa foi sendo aceita e em 381 dc em Constantinopla, tornou uma doutrina oficial da igreja de Roma e com penas bem definidas para quem não aceitasse essa doutrina no Império.

Infelizmente, comete-se equivocos doutrinários sobre esse tema por duas razões: Primeiro: Não entender bem os sentidos da palavra "espírito". Sabe-se que o termo espírito (Pneuma:grego e Ruach: hebraico) tem uma acepção denotativa (sentido ao pé da letra) principal que é "vento ou sopro" e poder ter outros sentidos e outras acepções como "anjos", "mente" "algo relacionado a Deus."
 
É o contexto que vai determinar o sentido. Por exemplo, quando a Bíblia fala que quando aceitamos a Jesus nós nos achegamos aos "espírito dos justos" ela quer dizer que chegamos as "pessoas justas". Hebreus 12:23. Quando diz que Deus envia espíritos para nos guardar ela quer dizer que Deus envia anjos para nos guardar. Então, a palavra Ruach  e pneuma ( espírito ) deve ser entendida como qualquer outra: buscando o sentido dentro do contexto, não há um sentido só para as palavras.
 

Comumente esse termo recebe a acepção de mente/consciência nas escrituras. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fracaMateus 26:41.  Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi alarmado dentro de mim...” Daniel 7:15“O Senhor seja com teu espíritoII Timóteo 4:22 "Pois embora ausente no corpo, contudo, em espírito, estou presente" Colossenses 2:5 "Que a graça do nosso senhor Jesus Cristo seja com vosso espírito" Filipense 4:23. A alma é a parte do espírito que cuida das emoções e sentimentos.

Seguindo essa linha de pensamento, ter a mente de Cristo é a mesma coisa que ter o mesmo sentimento, a mesma consciência de Cristo. "...os profetas profetizaram acerca da graça que a vós foi destinada...pelo espírito de Cristo que neles estavam, ao dar de antemão testemunho sobre o sofrimento do filho de Deus" I Pedro 1:11, "Estou certo que pela provisão do espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação" Filipense 1:19, "E porque vós sois filhos enviou Deus ao nosso coraçao o espírito de seu Filho que clama aba,Pai" Gálatas 4:6.

Então a pessoa para entender o tema do Espírito Santo tem que entender o significado da palavra "espírito" e entender que essa palavra não quer dizer somente "vento ou "sopro".

O que aconteceria se o Bil Gates tivesse poderes divinos e conseguisse transferir seu espírito (mente) às outras pessoas? Certamente que um monte de gente se tornaria "expert" e genios da informática e certamente também ficariam milionários. É na mente onde se encontra a forma de pensar, a inteligencia e as habilidades de uma pessoa.

Vale lembrar que, antes que alguém pense que estou fazendo alusão ao espiritismo, o espírito do homem está limitado ao âmbito natural, ou seja, a mente humana está ligada ao seu corpo físico. No falecimento do indivíduo sua mente se apaga Salmos 146:4.   Também o espírito humano não pode ser transferido a outro ser.

O segundo ponto importante para entender o tema Espírito Santo é entender que não há como tentar explicar a divindade tomando como exemplo a natureza humana. Tudo que tentarmos falar sobre a Majestade não representará aquilo que realmente é, pois o Eterno é muito mais do nossa mente pode imaginar, Deus é Espírito.  

Mas a palavra de Deus nos dá algumas pistas para termos alguma noção e não cairmos em aberrações teologicas sobre esse tema. Leia o que o Apostolo Paulo fala sobre o assunto..."Mas Deus nos revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito a todas as coisas prescruta até mesmo as profundezas de Deus" Isto é, o Espírito de Deus conhece o que está no íntimo, no interior de Deus. Agora para explicar essa ideia no verso seguinte, para explicar os motivos que o Espírito conhece as profundezas de Deus, Paulo diz o seguinte " Porque qual dos homens sabe as coisas dos homem senão o seu próprio espírito que nele está, assim também as coisas de Deus, ninguém conhece, senão o Espírito de Deus" ICoríntios 2:10,11. Ou seja, ele deu o exemplo do que acontece com o espírito do homem, lugar onde mora os pensamentos e planos que só ele mesmo sabe, para dizer que ocorre o mesmo com Deus.

Do mesmo jeito que o nosso espírito é o nosso eu interior e que habita em nossa mente, o Espírito de Deus também habita no íntimo do Pai e procede dele. Veja o que o apóstolo Paulo diz “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir?” I Cor. 2:16. Esse texto é uma paráfrase do texto de Isaias:“ Quem guiou o Espírito do Eterno? Ou quem como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho para que desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo e lhe ensinou sabedoria lhe mostrou o caminho do entendimento?Isaias 40:13,14. O que Isaias chamou de “Espírito do Senhor”,  Paulo chamou de “mente” do Senhor”.

Parece que grande parte da confusão sobre esse tema se dá por isso, ou seja, desconhecer a onipotência e a onisciência da mente divina. Para entender a mente divina não se deve levar em conta, como parâmetro, a mente humana. Deus é Espírito, nós não. O seres humanos não podem interagir com seus pares somente com a mente, já o Eterno Deus tudo pode.  
 

Assim, o Espírito de Deus é a Mente do próprio Pai celestial que "emana" dele para seus servos com a finalidade de capacitar os Filhos de Deus com as mesmas habilidades, virtudes e poderes que pertencem a Divindade. Se alguma pessoa conseguisse alcançar 100% da mente divina (como Jesus alcançou) suas palavras, ações e comportamento não seria mais a dela, mas do próprio Deus. Outra coisa também é que o nosso Pai celestial usa o seu Espírito para interagir conosco e em nós, afinal quando a Bíblia diz que Deus habita em nós como templos, não quer dizer que Deus tenha deixado sua habitação no céu e passado a morar diretamente nos seres humanos, quer dizer apenas que a presença divina se faz pela dimensão mental.  Ao mesmo tempo que está sentado em seu trono de glória, está também falando na consciência de milhares de pessoas. Ao mesmo tempo que está no céu, também pode, por meio de sua sobrenatural e onipotente Mente, falar audivelmente para um profeta aqui na terra. Ou seja, o Espírito do Pai pode expressar tudo, recebimento de poder e virtudes, pode expressar mudança de caráter, pode expressar a pessoa do próprio Pai, o Espírito do Eterno pode tudo! No entanto, jamais, jamais mesmo! Jamais o Espírito do Pai pode ser uma outra pessoa da divindade. Essa doutrina é fruto da apostasia que começou pouco a pouco após a morte dos apóstolos.


 






3 comentários:

  1. ótimo pos amigo vou compartilhar com amigos no face

    ResponderExcluir
  2. Por favor, diga o seu nome completo, quero referenciar você no livro que eu estou escrevendo. Vou usar os textos da morte e ressurreição de Jesus e da interpretação das 2300 tardes e manhãs. Foi você que interpretou e escreveu, por favor me informe.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, era pra ser uma pergunta. Foi você que interpretou e escreveu aqueles textos? Obrigada.

    ResponderExcluir