quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O DIA DE SÁBADO PERDEU A SANTIDADE? Parte I


Algumas pessoas acreditam que Jesus cristo violou o sábado e incentivou o trabalho e o ganho de dinheiro nesse dia, o que não é verdade. O que há na verdade são muitos erros de interpretações dos Evangelhos e das cartas apostólicas.

Em nenhum momento dos Evangelhos Jesus transgrediu o Sábado, os fariseus e hipócritas é que diziam que ele tinha transgredido, é diferente. Na verdade ele veio ensinar que fazer curas e libertar pessoas não era transgressão e que, em alguns pontos, a transgressão deveria ser aceita como exceção. Por exemplo, os discípulos colheram milho na roça no dia de Sábado porque estavam com muita fome. Mateus 12:1-12 .Logo foram acusados de estarem trabalhando e debulhando o milho. Jesus mostrou para eles dois exemplos de que até na lei de Deus há exceções em determinado contexto e situação.  Disse que Davi comeu o pão santo que não podia comer quando esteve com fome. E disse também que os sacerdotes cortavam lenhas e faziam fogo no dia de sábado coisas que as outras pessoas não poderiam fazer. Com esses exemplos quis provar que a transgressão do sábado em alguns contextos é necessária e que a misericórdia de Deus assim aprova. Então não se pode pegar um exemplo específico e generalizar. Jesus não quis dizer com esse texto que, pelo fato dos discípulos terem apanhado espigas no sábado por estarem em missão espiritual e com fome, que todas as pessoas, a partir daí, estavam liberadas a irem aos campos ganhar dinheiro nesse dia.

Outro exemplo que também se encaixa nessa explicação é o do homem que, após ser curado de uma espécie de paralisia, pegou a cama e saiu com ela no sábado. João 5:1-18. Perceba no texto que o sentido de dizer que Jesus “violava” o sábado está na intenção de dizer que para os fariseus aquilo que ele fez era uma transgressão. Isto é, a transgressão estava somente na mente dos fariseus, na de Deus não. Sabemos que as escrituras foram escritas sem o uso de aspas. Se fosse hoje o autor colocaria aspas na palavra “violava” para indicar o sentido de “violar” o sábado, isto é, segundo a percepção dos fariseus. Afinal, a Bíblia diz que Jesus não pecou em nada, caso ele tivesse transgredido o sábado ele seria um pecador, isso é inconcebível.

Também, comumente as pessoas pegam a passagem da ovelha e dizem que se Jesus usou o exemplo da ovelha que cai no buraco no dia de Sábado é porque ele estava liberando o sábado para o trabalho comum. Que interpretação ein! No texto da ovelha Jesus apenas tenta mostrar para os fariseus que salvar uma pessoa no dia de Sábado não era transgressão da lei, pois se assim fora eles estavam errados também por salvarem suas ovelhas que caiam no buraco nesse dia. Ou seja, se podiam salvar ovelhas, quanto mais um ser humano! Jamais Jesus está autorizando trabalhar no sábado com esse texto. Mateus 12:9-14.

Percebe-se claramente o que Jesus fazia no sábado: ira para a sinagoga (igreja) afim de  ler as escrituras sagradas Lucas 4:16-20. Jesus como bom judeu jamais transgrediu o sábado.

Os apóstolos, que também eram judeus, não transgrediram o sábado. Após a morte de Jesus os discípulos guardaram o sábado conforme o mandamento Lucas 23:56. Paulo, por exemplo, sempre seguiu o exemplo do mestre de ir à sinagoga no sábado. Mesmo trabalhando noite e dia fazendo tendas para não ser pesado a ninguém, no sábado estava na sinagoga (igreja), só trabalhava de domingo a sexta  Atos 18:1-4

Infelizmente algumas pessoas forçam a interpretação dos textos para dizer que os apóstolos deixaram de guardar o sábado e em seu lugar guardaram o Domingo. Jamais a menção disso nas escrituras. Os subtendidos estão apenas no campo das falsas deduções.

Usam o texto que diz que os apóstolos se reuniram no primeiro dia da semana para partir o pão como prova de que o dia do senhor no novo testamento é o primeiro dia.  Atos 20:7:12. No entanto, o fato dos irmãos reunirem para partir o pão no primeiro dia da semana prova que o Sábado perdeu a santidade? A Bíblia diz que todos os dias os discípulos partiam o pão juntos Atos 2:46. E outra coisa, o texto diz que a pregação de Paulo se prolongou até a meia noite. Logo após a meia noite ele atendeu um rapaz que tinha caído da janela. Isso dar a entender que, do jeito que vemos o dia hoje até a meia noite, Paulo partiu o pão no segundo dia da semana, ou seja, na segunda-feira. E mais, se esse dia que eles estavam reunidos era o novo dia do Senhor dos cristãos, porque Paulo tinha que viajar no dia seguinte? Pois um dia que é dedicado a Deus ou a Jesus Cristo deve ser observado, como se fazia com o Sábado Atos 16:12,13.

Outro dia alguém tentou provar que os discípulos não guardavam mais o sábado com o texto que diz que os irmãos da cidade de Corinto deveria separar as coletas em suas casas no primeiro dia semana, para que quando Paulo chegasse, estivesse tudo organizado. ICoríntios 16:1-4)  Aí é demais! Como ele viu isso no texto?

Jesus disse que aquilo que o Pai falou sobre o casamento lá no começo da criação ainda deveria ser observado pelas pessoas. Mateus 19:7,8.   Logo, se aquilo que fora dito sobre o casamento no princípio do mundo era algo que deveria ser observado, aquilo que se disse sobre o sétimo dia também. 

Enfim, Jesus não transgrediu o sábado do sétimo dia. Se até a lei provisória que fora abolida em sua morte ele cumpriu quanto mais a lei eterna de seu Pai. Pelo contrário, ele veio é mostrar como se guarda corretamente o dia Santo. Também, não há nenhuma passagem no novo testamento que mostra os apóstolos profanando o “shabbat” ou incentivando o trabalho secular nele. E muito menos a menção do Domingo como o novo dia Senhor dos cristãos a partir do novo testamento.

2 comentários:

  1. Por favor, sou simplesmente um cristão; como devo entender Romano 10:4 e Gálatas 3: 1-5. Eu agradeço, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. 12 RAZÕES PORQUE NÃO GUARDO O SÁBADO

    1) Não guardo o sábado porque não sou judeu, pois o sábado é um velho concerto dado somente aos judeus, somente aos filhos de Israel:

    a) “Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. “Assim descansou o povo no sétimo dia”(Ex 16.29-30);
    b) “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão… “Lembra-te do Dia de Sábado, para o santificar.” (Ex 20.2,8).
    c) “Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibas que eu sou o SENHOR quer vos santifica.” (Ex 31.13-17);
    2) Não guardo o sábado por ter sido um sinal somente entre Deus e o povo de Israel: “Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” (Ez 20 10, 12)
    3) Não guardo o sábado por ser um estatuto perpétuo somente para os judeus, logo quem não é judeu está isento de guardá-lo: “Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua por suas gerações. “Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre…” (Êx 31.16,17)
    4) Não guardo o sábado, pois se o guardasse seria condenado à morte se nele trabalhasse: “Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar, morrerá.” (Ex 31.15; 35.1-2);
    5) Não guardo o sábado, pois ainda na Antiga Aliança já havia sido predito o seu fim: “Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades” – Os 2.11 Comp. Ez 20.10-13;
    6) Não guardo o sábado, pois Deus anteriormente o havia entregue ao esquecimento: “E arrancou a sua cabana com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o seu lugar de assembleia; o Senhor entregou ao esquecimento em Sião a assembleia solene e o sábado; e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.” (Lm 2.6)
    7) Não guardo o sábado, pois era uma sombra de Cristo e se cumpriu nEle: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, “porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haveriam de vir; porém o corpo é de Cristo”. Cl 2.16,17 Conf. Lv 23.2-4; Também Hb 10.1);
    8) Não guardo o sábado, pois o Senhor Jesus disse que Ele e seu Pai trabalham nesse dia, logo devemos seguir o exemplo de Cristo se precisarmos trabalhar em qualquer dia sem corrermos o risco de sermos condenados: “E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas cousas no dia de sábado. “Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo 5.16,17);
    9) Não guardo o sábado, pois o próprio Senhor Jesus o violou: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (Jo 5.18). João nos declara duas coisas pelas quais Jesus era perseguido: 1ª: se dizia filho de Deus, 2ª: violava o sábado.
    10) Não guardo o sábado, pois quem o guarda, deve guardar TODA A LEI (TORÁ). Quando se diz “TODA” inclui a moral e cerimonial, e não somente os Dez Mandamentos: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça num só ponto, torna-se culpado de todos.” (Tg 2.10).
    11 Não guardo o sábado, pois faz parte do Antigo Testamento que foi abolido por Cristo: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido” (2 Co 3.14 – Almeida Rev. e Corr.)

    Se achou pouco, ainda tem mais!... e sem Ellen White!!!

    ResponderExcluir