quinta-feira, 15 de outubro de 2015

OS CRISTÃOS DEVEM PARAR DE COMER CARNE?

É amigo, vivemos em uma verdadeira confusão religiosa onde todo mundo diz ter a verdade e também todo mundo diz que sua doutrina é 100% Bíblica, o que muitas vezes não é verdade. O que muitas pessoas dizem ser verdades para os últimos dias, quando provadas de fato, não passam de enganos e ensinos que são verdadeiras “aberrações” teológicas. Talvez você não conheça, mas há alguns grupos de cristãos que dizem que o povo de Deus, os crentes em Jesus,  devem parar de comer carne nos últimos dias. Tais grupos são influenciados por uma escritora norte americana chamada de Ellen White. Em seu livro ela diz o seguinte: “aqueles que são meio convertidos no tocante ao comer carne, esses vão se separar do povo de Deus para nunca mais voltar” Eventos finais.
                                                                        
 Vale lembrar que não quero questionar aqui o comer ou não comer carne em si. Não quero dizer que é errado ser vegetariano. A intenção aqui é provar que é errado espiritualizar a questão de não comer carne para dar a entender que é da vontade de Deus que o povo deixe de comer. O fato é que não existe nenhum verso Bíblico, nem explícito e nem implícito que diz que Deus quer que seu povo pare de comer carne. O que acontece com muitos é pegar alguns textos e tentar deduzir ou supor algo que as escrituras não estão dizendo de fato. Antes pelo contrário, há verso dizendo que não se deve proibir o comer carne, mas vamos com calma. 

Sabe-se que os principais argumentos desses grupos são: “Devemos voltar ao regime original do Éden.” Dizem que como Adão não tinha fogão e nem comia carne antes do pecado ter entrado no mundo, então temos que voltar a esses princípios. É o cúmulo da falácia de raciocínio não? Então se antes de entrar o pecado no mundo os animais comiam palha, devem comer palha hoje? Então se Adão e Eva andavam nus antes do pecado, devemos andar nus hoje? E mais, se for para entender a Bíblia assim, ao pé da letra, pau,pau, pedra, pedra, teremos que pregar que o povo de Deus não pode comer mais mandioca, batata (nenhum tipo) beterraba, cenoura, pois o texto deixa bem claro que Adão deveria comer somente as ervas que estavam na superfície da terra,ervas que davam sementes, es os fruto das árvores que dão sementes (Gênesis 1:29), eu pergunto mandioca ou batata é uma erva? Está na superfície? Ela é uma erva que dá semente? Então pare de comer agora! Volte para o regime do Éden! Já pensou? Que extrapolação seria!

Há muitos seguindo esse raciocínio e dizendo ser necessário preparar o homem para o reino vindouro já que lá no reino de Deus não haverá carnes. Então, principalmente para os homens de plantão, por favor, caso vocês pretendam casar ou para os que já são casados, por favor, nada de relação sexual viu? Lá no reino de Deus não haverá isso, todos serão como os anjos! É proibido “tocar” em mulher desde agora! Vocês estão percebendo como que acontecem as falsas conclusões das escrituras?


Outro argumento usado muito é o seguinte: “ao comparar o intestino do homem com o intestino dos animais percebemos que o homem não foi feito para comer carne”. Não há o meio termo para eles, é oito ou oitenta. Claro que o intestino do homem não é como o de um animal 100% carnívoro. No entanto, o intestino do homem não é como o intestino de um animal totalmente herbívoro (come só plantas). Ou seja, o que eles apontam como prova de que o homem não deveria comer carne, na verdade só comprava a verdade Bíblica sobre esse tema: o homem deve comer carne, mas não em grande quantidade como os carnívoros. A nossa própria dentição também prova isso. Temos dentes “caninos” que foram feitos para rasgar alimentos cárneos. No entanto, os nossos caninos não são tão grandes como os dos animais que só comem carne.

A Bíblia prova isso ao dizer: “...não esteja entre os comilões de carne” Provérbios 23:20,21.Qual é a contrapartida do comilão? Comer com moderação é claro! A própria palavra “temperança” que quer dizer “equilíbrio” (nem muito e nem pouco) é deturpada para dar a entender que temperante é quem não come carne, fugindo do conceito, pois isso é só na cabeça deles! Então a Bíblia condena o comer muita carne e não o comer com moderação.

“Deus não deu carne para o povo no deserto quando eles saíram do Egito” Acreditam que essa passagem é a prova viva que carne nunca fora o alimento ideal para o povo de Deus. Mas será que Deus não deu carne para o povo porque ele não queria que o povo comece ou porque a situação e a ocasião (peregrinos no deserto) não eram propicia para o consumo de carne? Se o alimento cárneo não era ideal então porque Deus apresenta um manual dos tipos de carnes que poderiam ou não ser comidos segundo a lei? (Levítico 11)

Se o alimento cárneo não era o ideal então porque os sacerdotes, além da carne do sacrifício que era sagrada e deveria ser comida no santuário, deveria levar carnes para suas casas como alimento para suas famílias?"porque a coxa e o peito da oferta tomei dos filhos de Israel para dar para Arão e seus filhos" (Levítico 7:34). Deus estaria dando algo ruim para seus servos? Por que a porção dos sacerdotes não foi, por exemplo, milho?

Se o alimento cárneo não era o ideal porque as famílias, segundo o mandamento da lei, segundo o dízimo do gado e das ovelhas deveriam ser comidos na presença de Deus e isso como um pedido do próprio Deus: "Quando chegarem no lugar que eu escolhi para habitar o meu nome, pega o dinheiro e compre tudo que deseja a tua alma, comprem vacas, comprem ovelhas, vinho ou bebidas fortes e comam e se alegrem, vocês e suas famílias, na presença do teu Deus" (Deuteronômio 14:22-26). Como muitos chamam pejorativamente o alimento cárneo de cadáver, estaria Deus pedindo para o povo comer "cadáver" em em sua presença? Por que Deus não pediu para trazerem somente frutas para comerem em sua presença? 

Se o alimento cárneo não era o ideal, então porque os anjos, ao entrarem na casa do servo de Deus, comeram carne?“Abraão, por sua vez, correu ao gado e tomou um novilho...tomou o a coalhada e o leite...e eles comeram (os anjos)” Gênesis 18:7-9. Em todas essas passagens não vemos nenhum subtendido de que Deus estaria preparando o povo para um dia deixar de comer carne, antes pelo contrário, o próprio Pai pedindo para o povo comer. Se Deus quisesse realmente fazer o povo deixar de comer carne ele não teria dado o exemplo antes?

E por último, o argumento mais usado hoje: “A mensagem da proibição da carne é para os últimos dias, pois o gado de hoje está contaminado” Vamos pensar que esse argumento esteja correto, ou seja, que devemos correr de todo tipo de alimento contaminado. Então iremos comer o que? Segundo a OMS (Organização mundial da saúde) em uma pesquisa realizada em 2008, 63% de 57 milhões de mortes no mundo acontecem por causa da contaminação dos alimentos por agrotóxicos. Nessa mesma pesquisa foi apontado que 45% do volume global das doenças no mundo também são causadas pelos venenos nos alimentos. Os campeões em contaminação são pimentão, alface, pepino, abobrinha etc. Devemos proibir a igreja de comer pimentão também? Segundo os dados científicos o que está matando mais, os hormônios dos gados ou os agrotóxicos?

Desse modo, querido amigo, se você é defensor dos animais, se você participa de movimentos que lutam pela preservação da vida dos animais (veganos em geral) eu até aceito seus argumentos, pois a discussão teria que ser em outro âmbito. Agora ver cristãos pegando a Bíblia para dizer que é da vontade de Deus que o povo pare de comer carne é de lascar viu, faça-me o favor! Deus quer que tanto os que comem carne como os que não comem carne deem glória a ele com suas ações de graça, isso sim é Bíblico. O que passar disse é maligno. Veja o que Paulo disse: “Nos últimos dias muitos se apostatarão da fé dando ouvidos a espíritos de demônios...e muitos proibirão o casamento e proibirão os alimentos que Deus criou para os fieis apresentarem como  ações de graças” I Timóteo 4:1-3. Se o alimento vegetariano, como a escritora disse, é o alimento para o povo de Deus, Paulo está dizendo nesse texto que nos últimos dias algumas pessoas vão proibir comer soja? Pense nisso. 



Um comentário: